Resenha

15:27:00

O Reino das Vozes que não se Calam

Carolina Munhóz e

Sophia Abraão

Sinopse

Se você encontrasse um lugar onde todos o aceitassem…
Seria capaz de abandoná-lo?

Sophie se esconde de todos e de si mesma: insegura, não consegue enxergar sua beleza e talento, e sente dificuldade em se relacionar com os outros.

Seu dia a dia se perde entre os caminhos tortuosos dos que convivem com a depressão e o bullying, e a jovem aos poucos vai se fechando na escuridão de seus pensamentos. Desamparada e sem coragem de lidar com seus problemas, ela acaba descobrindo um lugar mágico: um Reino onde as vozes não se calam e as criaturas encantadas se tornam reais. Um local colorido onde ela finalmente poderá se encontrar. Dividida entre a realidade e a fantasia, Sophie contará com a ajuda preciosa de um rapaz comum e uma guardiã encantada, que lhe mostrarão os segredos da alma e a farão decidir se vale a pena enfrentar seus medos ou viver em um eterno conto de fadas.

Resenha

Sophie, uma moça de 17 anos de idade, vive em um mundo onde não consegue ser feliz, onde tudo ao seu redor tem um enfadonho tom de cinza aos seus tristes olhos. Nunca conseguiu ser realmente feliz em toda sua vida, sendo sempre alvo de críticas e olhares tortos por conta de sua frágil aparência de extrema magreza, por trás de cada olhar curioso e avaliador que recebia, conseguia sentir a acusação de ter problemas psicológicos e ser anorexia, o que na verdade nunca teve fundamento, pois nunca fora obcecada por magreza, aquela simplesmente era sua aparência natural, sua estrutura óssea. Por vezes foi muito compara à sua mãe, pelos parentes e amigos, que ao contrário da filha era uma bela mulher com uma boa aparência física, o que parece importar mais para a sociedade do que um bom caráter.

A vida não tinha mais sentido já que se sentia tão sufocada com todas as críticas, silenciosas ou não, que recebia. Ir à escola se tornou seu maior tormento, pois era sempre excluída de todas as rodas de amizades e só era aceita em uma porque sua amiga de infância se tornou popular e queria integrá-la ao grupo, mas Sophie sabia que os outros só a toleravam em seu meio para agradar a amiga popular. Cada dia que se passa mais fechada em si mesma ela ficava e não via outra saída para escapar das garras cruéis da depressão. Mas algo veio para socorrê-la no momento certo, antes que o pior acontecesse depois de uma das maiores decepções que já passou em sua vida, a tímida e medrosa moça é sugada para outra dimensão onde se depara com um Reino cheio de vida e mágica, com criaturas adoráveis que a aceitam e a amam do jeito que ela é isso enche seu coração de alegria e esperança.

Enquanto estava no Reino rodeada por incríveis criaturas se sentia muito bem, mas também, infelizmente, a cada visita sentia a necessidade de permanecer ali para sempre mesmo com sua avó, a rainha, pedindo para ter paciência, pois ainda não era a hora certa, ela não queria mais continuar na Terra, a situação só piorava mais em cada volta sua, a sociedade preconceituosa abria em sua alma uma ferida mortal difícil de cicatrizar. Permanecer para sempre no Reino se tornou sua nova obsessão e quando suas visitas se tornaram mais espaçadas, demorando vários dias de uma para outra, o desespero apossou-se de seu corpo, pensava que até eles a teriam abandonado. Diante de tais pensamentos Sophie toma uma decisão sem volta, mas que para ela parecia ser a melhor, estava disposta a sofrer as consequências de seu desejo de dormir para sempre.

Em meio a tantos sentimentos envolvidos, a história de Sophie nos chama atenção por abordar um tema muito comum vivido por alguns adolescentes em nosso meio, mas que, na maioria das vezes, fechamos os olhos e preferimos enxergar o superficial e não valorizamos a essência, assim causamos danos irreversíveis a essas pessoas que não conseguem se vir aceitas na sociedade por não estarem dentro de um padrão de beleza estabelecido. Neste livro temos a oportunidade de refletirmos sobre o estrago que podemos causar, até sem perceber, com nossas ações. Um ótimo enredo real com um toque de fantasia e magia que deixa mais interessante a leitura vê-se a autodescoberta de uma personalidade própria e única que todos nós somos capazes de ter e vencer os preconceitos que ainda são muito frequentes em nosso meio.

A única forma de chegar ao impossível é acreditar que é possível.

– Lewis Carroll



Beijos de chocolate da tia Gabbe😘


You Might Also Like

22 comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Eu não gosto de fantasia, mas devido o jeito que você descreveu e me apresentou o livro, fiquei com certa curiosidade em fazer a leitura da obra. Eu gosto de acompanhar o sofrimento de um personagem para depois ele dá a volta por cima, e, pelo meu entender é isso que acontece com Sophie. Assim que eu tiver a oportunidade irei fazer a leitura do livro e digo a vocês o que achei!

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu também já li esse livro e gostei bastante do desenvolvimento e da escrita, além de todos os detalhes fantásticos. Sou suspeita em falar, mas adoro o gênero, então para mim, foi uma leitura mais do que válida e especial. Sua resenha ficou ótima, especialmente por conseguir descrever aspectos que também chamaram a minha atenção no decorrer da leitura..

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas gosto muito dele pela maneira em que aborda os temas que, como você descreveu, estão muito presentes em nossa sociedade. O fato dela se identificar com um Reino cheio de criaturas diferentes, mostra claramente a forma que ela se enxerga no mundo real. Parabéns pela resenha.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu ainda não conhecia o livro e fiquei curiosa em relação ao enredo. Eu gosto do gênero e acredito que a leitura pode ser muito agradável e fluida para mim. Achei sua opinião bem detalhada e mostrando os principais pontos da história.

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha ouvido falar do livro em função da Sophia ser uma das autoras, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha. Fiquei bem curiosa quanto a abordagem do tema e como isso pode levar o leitor a refletir. Espero poder ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ola eu adoro livros que tem dois cenários entre mundos diferentes, o tema do livro que aborda e atinge muitos adolescentes deve ser melhor observado, a capa desse livro é linda há tempos quero ler, sua resenha só me fez passar esse livro na frente da leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu nunca li, porém, já ouvi muita gente falando deste livro inclusive minhas amigar recomendaram-me a ler esta obra, mas eu sempre coloco pra ser o próximo da lista e este próximo da lista nunca que chega kkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar muito sobre esse livro, críticas boas e outras ruins, mas nem sabia sobre o que era a história.
    Mas não me interessei muito por ela, mesmo a capa sendo linda e me dando vontade de levar sempre que a vejo nas livrarias, espero a próxima dica, bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Este livro parece abordar temas muito fortes, o que é um bom incentivo a leitura. Me interessei muito pela protagonista e o que se passa na mente dela, uma pessoa tão reclusa merece uma boa reviravolta. Com certeza eu leria essa obra e gostei muito da sua resenha.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Gabbe,
    Já vi a capa desse livro inúmeras vezes, mas nunca havia lido uma resenha dele. Confesso que fiquei bem surpresa pelo desenrolar da história. A protagonista parece ter sofrido demais e consigo entender sua vontade de por um fim em tudo. Fico me perguntando o que acontece na história após essa sua decisão.
    Dica anotada, pois além de ser uma leitura interessante, é um livro que promete conquistar corações.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem?? Menina eu vi esse livro outro dia na vitrine de uma livraria e fiquei encantada por sua capa. Mas até então eu não sabia sobre o enredo do livro e fiquei apaixonada após ler sua resenha. Me pareceu uma leitura maravilhosa e viciante. Logo mais vou comprar meu exemplar.
    Bj

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Eu tenho esse livro aqui e faz tempo que estou com vontade de lê-lo, principalmente porque as autoras são brasileiras e abordam um tema muito importante e pol~emico.
    Li algumas páginas e acabei deixando de lado o livro, mas pretendo um dia voltar nele

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Eu já li esse livro e adorei a história, foi até com esse livro que comecei a ler livros de fantasia. A Capa é linda, e não posso me esquecer dos personagens que são marcantes - Falo da Sophie - e do encanto dos cenários descritos pela personagem no Reino. Eu espero ver a resenha do próximo livro.

    XoXo, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Nunca tinha visto esse livro, mas achei super interessante. Gosto muito de livros assim que combina o mundo real com um mundo alternativo e também por ser fantasia. Muito legal e espero ler em breve.
    Beijos,
    Giih Rosendo

    ResponderExcluir
  15. Eu já vi esse livro, mas sua resenha é a primeira que leio sobre e ele e eu não fazia ideia de que a história essa assim! Gostei do toque de ralidade misturado com fantasia que as autoras colocaram e fiquei curiosa para saber mais sobre a vida de Sophie. Agora estou morrendo de vontade de ler!
    Beijos.
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  16. Olha, eu li o livro A Fada dela, e meio que traumatizei. Cheguei a ir pegar autógrafo e tudo, ela é uma graça, eu adorei conhecê-la. Aí quando vi esse livro, já torci o nariz, tanto que nem sabia do que tratava até esse momento. Achei o plot bem interessante, e provavelmente a escrita dela deve ter melhora muito. Gostei da dica. quem sabe perco o ranço.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?


    Adorei o texto, super bem escrito. Fantasias sao sempre bem vindas no universo literário e esta aparente ser super boa.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  18. Olá! Tudo bem por aí?

    Quando este livro foi lançado, eu fiquei muito ansioso para lê-lo; o coloquei até na minha lista de desejados. O tempo foi passando e eu o esqueci completamente, até que recentemente o vi na prateleira de uma livraria e a vontade de lê-lo voltou. Ler a sua resenha fez essa vontade crescer ainda mais. Eu acho que tratar assuntos sérios com um tom de fantasia até ajuda a conscientizar uma parcela maior de jovens, já que é mais comum um jovem se atrair por um livro de fantasia do que por um que trata de problemas sociais (não estou dizendo que não existem jovens que se interessem por causa sérias, claro que existem, e como existem! Mas a parcela de jovens que se interessa por fantasia é maior, acredito. Haha.). Adorei o blog, bem minimalista e lindo!

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Sempre ouvi falarem muito bem desse livro e sua resenha me deixou mais cativada ainda, quero ler um livro de fantasia assim que trás um tema real, e acredito que esse livro trás essa proposta muito bem. Meus parabéns pela sua resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  20. Oie!
    Eu ainda não li o livro, mas estou curiosa para conferir. Inclusive, não conheço a narrativa de nenhuma das autora, mas sei que são bem elogiadas pelo público em geral. Espero poder ler o livro em breve, pois estou curiosa com a trama.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  21. Olá.

    E já ouvi falar desse livro, mas não tenho interesse em ler. Não sei sabe, apenas não fui com a cara do livro, apesar de amar fantasia. Fico feliz que o livro tenha te encantado e que a história foi fantástica p vc. Agora fiquei curiosa em saber pq a protagonista queria por um fim na sua vida. Quem sabe eu não leia em breve?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oii, tudo bem?
    Eu lembro que quando esse livro foi lançado, muitas pessoas falaram dele. Eu já tinha lido algumas resenhas do livro, mas não havia me interessado, mas agora depois de um tempo, a historia chamou a minha atenção, principalmente por se tratar de assuntos sérios. Eu acredito que iria gostar muito do livro, e espero que a continuação também seja tão boa quanto o primeiro.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.