Resenha - O portal - Eddie Van Feu

22:10:00

Sinopse: Três jovens, sem querer, atravessam um portal e vão parar numa esquecida cidade francesa do século XVII, onde um padre está sendo julgado por bruxaria. Eles se envolvem e tentam sobreviver numa época de trevas, enquanto buscam desesperadamente um jeito de voltar pra casa. As descobertas que fazem, no entanto, de quem são, onde estão e do que podem fazer, pode tornar tudo um pouco mais complicado. O Portal é uma história sobre pessoas e como elas podem se tornar elas mesmas quando não tem outro jeito.










No livro O Portal da escritora brasileira Eddie Van Feu, acompanhamos a trajetória de três jovens com personalidades distintas. Marcos está sempre à procura de novas aventuras para tentar, a todo custo, escapar das garras da rotina cansativa; Lorena, uma moça mais quieta, não fala muito por sempre ter sua opinião desvalorizada, por nunca ser levada a sério; e Marcel a voz da razão, que faz tudo o que é certo aos olhos da sociedade e que alimenta uma paixão e o sonho de um futuro ao lado de sua prima Lorena.
A vida desses três amigos universitários se passa normalmente, até o momento em que Marcos chega com mais uma de suas ideias malucas, dessa vez sua proposta era atravessar um suposto portal que os levaria para outra dimensão ou qualquer lugar possível no Universo se estivessem no horário certo e no local indicado. Marcel recusa logo de cara por achar tal proposta um absurdo, Lorena, por sua vez, acha interessante e resolve apoiar seu amigo embarcando em mais uma de suas loucuras mesmo estando cética quanto aos resultados. Marcel que queria apenas um pretexto para se aproximar mais de sua prima e conquista-la de vez, começou a enxergar a proposta de Marcos com novos olhos, pois se não desse certo a viagem pelo portal, o que provavelmente não daria, eles poderiam fazer um piquenique e voilà! Eles já voltariam namorando, era só dar um jeito em marcos que tudo se resolveria, e mesmo achando ridícula a proposta do amigo, aceitou.
Ao chegar o dia marcado Marcos está eufórico, Marcel esperançoso e Lorena ansiosa, os três embarcam de cabeça nessa aventura e o improvável acontece: o portal que atravessam os leva direto para a França do século XVII, mais especificamente em Loudun, onde se depararam com uma época em que a crueldade humana reinava imperiosa, suas vidas se cruzam com a de um jovem e polêmico padre que faz muito sucesso entre as mulheres, mas também é alvo de muita inveja por parte dos homens, Urbain Grandier. A vida deles nunca mais será a mesma depois desse encontro.
Durante o tempo em que ficam em Loudun tentam desesperadamente encontrar uma forma de voltar para casa, surpreende alguns amigos que conseguiram conquistar com a fantástica história de sua viagem, cruzam espadas com inimigos que tomaram para si e ateiam fogo em cidades interferindo irremediavelmente no passado, o que pode lhes sair muito caro, como perder sua própria vida. Em meio aos acontecimentos que nossos amigos encrenqueiros se envolvem, Lorena se redescobre ao viver uma paixão impossível, mas pela qual decide lutar mesmo sabendo que pode sair ferida e sem nada em mãos, sua decisão já está tomada e isso não agrada a todos, mas agrada a si mesma. Marcel e Marcos reagem de maneiras diferentes ao acompanhar a mudança de sua melhor amiga, enquanto Marcel não gosta nada do que vê por ela não ser mais a frágil e adorável moça que sempre seguia as regras e precisava de proteção que ele adoraria dar-lhe, Marcos ao contrário aplaude de pé, contente e orgulhoso ao ver a doce Lorena se transformar em uma mulher forte e única que até então estava escondida. Em meio à trajetória dos viajantes perdidos no tempo, um despertar de asas acontece, o reconhecimento de atitudes erradas e egoístas, e, a redenção abrange um cenário que a natureza cruel dos homens moldou em Loudun.
Uma história estonteante que nos prende a atenção da primeira a última página, onde a autora nos passa a mensagem de que podemos, sim, ser quem escolhemos, mesmo que o mundo tente a todo custo cortar nossas asas e nos impor limites, fomos feitos para voar e temos capacidade para isto. Com personagens de forte presença e vivacidade que podem, de cara, despertar nosso amor mais profundo ou nosso ódio mortal, mas nunca nos deixará sem fortes emoções. Eddie Van Feu nos presenteia com uma aventura inesquecível “escrita com o coração”.


Beijocas da Gaby

You Might Also Like

23 comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia o autor e nem o livro. Parece que a premissa da história é bem empolgante e curiosa, mas não sei em relação a escrita do autor. Sem ofensas, leve isso como uma dica, mas você focou muito na explicação do livro e esqueceu de falar um pouco sobre a escrita. Se possível conte-me depois como é a escrita do autor, ate te passo meu e-mail (victor-aguiar-hp@hotmail.com). Eu realmente me interesse pela história, só quero saber um pouco mais dela em si. Abraços!

    https://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor, fico feliz que tenha tido uma boa impressão e muito obrigada pela dica, vai me ajudar nos próximos trabalhos. Sobre a escrita da autora achei envolvente, um pouco parada no início, mas logo a emoção me foi passada, mas vou entrar em contato pelo seu email para mais detalhes.

      Bjinhos e continue acompanhando! Vamos fazer o possível para melhorar sempre. :)

      Excluir
  2. Hey! É meu primeiro comentário por aqui e já estou te seguindo.
    Bom, inicialmente torci o nariz para a capa do livro, não me agradou muito os olhos. No entanto, eu sou uma grande fã de fantasia e de viagens no tempo, então fez um misto perfeito para mim! Apesar da capa não ser muito atrativa, a sinopse e o texto que você fez falando sobre a história me deixou um tanto curiosa para conhecer. Se algum dia eu tiver a oportunidade, com certeza adotarei essa autora brasileira hahaha.

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduarda! Muito obrigada por nos seguir isso é muito importante para nós :3. Olha, tenho que concordar que a capa não e é lá muito atrativa, mas assim como você, também adoro fantasia e esse foi um livro que literalmente viagei rsrs. A história é muito boa a autora conseguiu dar vida aos personagens, se você um dia quiser conhecer melhor o trabalho dela creio que será agradável.

      Bjinhos e continue acompanhando e interagindo! Isso é importante para sabermos o que esperam de nós. ^^

      Excluir
  3. Olá
    eu não conhecia esse livro, mas achei a premissa bem interessante, ainda mais por conta de seus comentários. Fiquei bem curiosa quanto ao desenvolvimento da ambientação e personagens. Confesso que pela capa não leria esse livro, mas gostei bastante do modo como você fez as descrições.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer!

      Fico feliz que tenha ajudado de alguma forma, me surpreendi ao ler a história, porque realmente só pela capa não tem como esperar tanto rsrs, mas é uma delícia quando çomecamos a leitura e nos envolvemos num caso sério de amor e, ao mesmo tempo, ódio com os personagens. Confesso que me diverti bastante *--*

      Bjinhos e continue nos acompanhando por aqui! (●´∀`●)

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?! Nossa primeira quero dizer que amei a capa e a borboleta azul que tem todo um significado para mim.
    Achei o enredo interessantíssimo, adoro histórias com viagens no tempo para ver como os personagens lidam com a mudança abrupta da cultura da época.
    Eu ainda não conhecia o livro, mas fiquei bem interessada na leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Hey, tudo bom?
    Eu não gostei muito da capa mas gostei bastante da sinopse. Eu gosto muito dessa parte histórica e acho que gostaria do livro, só acho que faltou passar um pouquinho mais da suas impressões do livro. De qualquer forma, está na minha lista de leitura. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Gaby, tudo bem?
    Achei muito legal a história ter te prendido e a mensagem transmitida pelo livro ser essa de podemos ser quem queremos, mesmo que as pessoas tentem nos impor limites. Acho que esse ponto merece ser discutido por todos e entendido também. Não precisamos que coisas nos sejam impostas.
    Por conta disso, acho que preciso ler esse livro, pois tenho em mente que ele me agrará bastante.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Oi!

    Me interessei muito por essa história, apesar de não ter gostado da capa. Gosto de livros que me passam alguma mensagem e esse me parece fazer exatamente isso. Adoro personagens que possuem essa vivencia que você citou, sempre me cativam. Realmente, me parece uma história muito envolvente. Quero ler haha

    bjs =)

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu nao conhecia mas fiquei bem interessado... :) Gostei da premissa e aprecio o genero! :)

    Bem, e sempre maravilhoso para mim ler um livro que prenda assim e que tenha personagens fortes e vivas!! :) Com uma mensagem de ultrapassar os limites do nosso mundo! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Já tinha ouvido falar da autora, mas nunca li nenhuma obra dela. Achei a premissa dessa bem interessante, e adorei a mensagem que passa de que podemos sim, ser a pessoa que escolhemos ser, mesmo que o mundo tente cortar nossas asas. Acho que o importante a respeito de personagens é mesmo que despertem emoções em nós, mesmo que seja o ódio - claro que temos que amar alguns para o enredo funcionar. Isso quer dizer que acreditamos na existência deles, o que é algo essencial para mim numa leitura.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu não conhecia o livro e só de olhar para a capa eu não esperava uma história como essa. Eu gostei bastante da premissa e acredito que seja uma leitura muito proveitosa, sua resenha me deixou bem curiosa para saber mais e espero que eu possa ler o livro e gostar tanto quanto você gostou.

    ResponderExcluir
  11. Confesso que pela capa, talvez eu deixasse o livro passar sem dar muita atenção, mas a conclusão da sua resenha me deixou bem empolgada em conhecer a obra. essa coisa de refletir sobre quem podemos ser, me animou bastante.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie Gaby, tudo bom? Eu não conhecia esse livro e lendo sua resenha me deparei com uma trama super interessante e aparentemente bem desenvolvida, gostei principalmente de saber que a autora desenvolve e amadurece bem seus personagens... e adorei essa história do portal! Fiquei realmente interessada e já anotei a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu não conhecia esse livro e, sinceramente, não dava nada por essa sinopse. Mas sua resenha foi me mostrando um livro incrível, que já quero muito ler!
    A premissa me lembrou um pouco o filme "Linha do tempo" (se ainda não assistiu, assista! <3). Eu gostei de saber que a trama tem personagens fortes e que a autora consegue prender nossa atenção até a ultima página.
    Adorei a dica e já vou procurá-lo!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?
    Bem, eu não conhecia a obra, mas achei ela bem legal, por ser nacional e também por ser do meu gênero literário favorito. Achei a proposta da autora bem legal e autêntico a sua medida. É muito bom ler tantos elogios d é uma obra tão pouco conhecida, achei bem interessantes seus argumentos e espero ter a chance de ler a obra futuro não tão distante kkk. A unica coida que incomodou foi a capa, achei meio Pombo rsrs. Até mais vê
    Abçs

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Que história bonita. Não conhecia o livro, mas fiquei com bastante vontade de ler. Adorei leituras que podemos extrair preciosas lições e esse livro me passou isso. Adorei e já anotei a dica para ler em uma próxima oportunidade.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  16. Oie...
    Que capa linda!
    Achei a premissa muito interessante e acredito que seria uma ótima leitura para mim... Fico feliz que tenha lido e espero poder ler em breve!
    Quando fizer volto aqui pra dizer o que achei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oii!!

    Nossa, nunca ia adivinhar que é nacional esse livro. Que enredo ótimo! Fiquei bem animada e confesso que o que mais me interessou foi o fato de ser feito com o coração. Acho que todos os livros deveriam nos tocar dsssa forma.

    Ótima resenha e obrigada pela dica

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Oiii,

    Eu já amei esta história logo na primeira linha. História de época, portal, França são elementos que mexem demais com o meu coração. Com certeza colocado na lista de prioridades. Obrigada por compartilhar.

    Beijos

    Jucimara Pauda
    http://blogs.acidadeon.com/blogs/livrosemfrescura

    ResponderExcluir
  19. Sua resenha está super completa, me parece um livro interessante, mas não sei se eu leria porque já li um livro com quase o mesmo titulo, da uma autora brasileira e que também envolvia jovens procurando um portal, tudo bem que é um tanto diferente a história, mas eu sempre iria ficar fazendo comparações.
    bjs.
    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Hey...
    Parece ser um livro apaixonante, a premissa e bem interessante, e os personagens também, principalmente a Lorena, na verdade pela sua resenha ela ja e minha personagem favorita, e com certeza eu irei ler o livro que parece ser tão instigante...
    Beijocas...
    westfalllivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.