[Dicas] Para Escrever Um Romance

17:08:00


Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim. Hoje eu estou aqui para falar um pouco sobre os livros de romance, afinal, quem nunca se derreteu por um casal literário incrível que desejou vivenciar uma história assim também na vida real? E em alguns casos, a pessoa não se contenta com a leitura, ela quer escrever também o seu casal, criar ações para eles que encantem os leitores tanto quanto ela foi encantada, é o caso dos escritores.
Se você decidiu se arriscar em um romance, vou listar algumas dicas que utilizo para escrever os meus e que também observei ao longo das minhas leituras. 


1) Crie personagens reais

Uma das coisas que mais admiro nos livros em geral são personagens com quem possamos nos identificar, não somente pela aparência física ou personalidade, mas pela capacidade de errar, de ser humano. Entender que assim como na real a gente nem sempre age certo e precisa lidar com as consequências disso, na narração cotidiana dos personagens, nem sempre tudo é perfeito. Então para mim, essa habituação humana em um livro é essencial. 

2) Clichê é legal, mas inovação também

O que eu quero dizer aqui não é que você não pode usar clichês típicos de filmes americanos como por exemplo, "as patricinhas" "o bad boy" e sim que você pode criar um final alternativo para eles. Imagina só, se a patricinha não for tão burra e fútil como todos pensam que ela é? E se no fundo o bad boy, só queira viver um grande amor? Pense nisso, assim como não existe ninguém totalmente bom, não há um ser totalmente mau. 

3) Crie metas, não se renda a procrastinação

Para mim essa é a dica mais importante e a que atualmente eu preciso me empenhar em cumpri-lá. Galera, não caiam naquele famoso discurso de "escrever é possível somente quando se está inspirado" não acredito mas nele, porque sou a prova de que isso não é verdade. A inspiração não é algo frequente, não na minha vida pelo menos, acredito que ela varia conforme sua rotina e seu estado mental, e quando você se encontra muito cansado (a) geralmente tende a adiar a escrita do livro por conta disso, aguardando o momento em que vai estar mais "inspirado". Não posso dizer que esses momentos não existem, sim eles existem, são incríveis e enchem meu coração de alegria, mas se dependermos deles seremos sempre vencidos seja pelo cansaço ou pela preguiça, habitue-se a escrever todos os dias, ou um dia em específico, mantenha-se em contato com seu projeto e entenda que além de diversão, é um trabalho, e como qualquer trabalho exige empenho e responsabilidade. 

4) Anote todas as suas ideias

Mesmo aquelas que pareçam absurdas podem render ótimos capítulos para essa história ou para qualquer outra, não descarte o poder da sua imaginação.

5) Esteja por dentro do assunto

A dica aqui é estar em contato com o tema do seu livro, no caso dos romances, leia livros com esse gênero, filmes, inspire-se em histórias reais.

6) Tenha um leitor beta

Sabe aquele leitor que lê o material bruto antes de todo mundo e ainda pode te ajudar a elevar pontos da história e descartar aqueles que não considere tão importantes? São os leitores betas, pode ser um amigo seu ou alguém profissional no assunto, o legal é que a pessoa tenha experiência com livros, seja de confiança e esteja realmente a fim de ajudar no crescimento na sua história. 

É isso pessoal, espero que tenham gostado! Libertem a imaginação de vocês, quero muitos romances nacionais na minha estante

Este

You Might Also Like

0 comentários

Tecnologia do Blogger.