[Dicas] Como superar um bloqueio criativo?

19:37:00


Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim. Hoje eu estou aqui para nomear aquele que muitos escritores tem medo, inclusive eu tinha e confesso que ainda tenho um receio mas estou aprendendo a lidar com ele, o tal do bloqueio criativo. Ele pode ser definido pelo fenômeno envolvendo perda temporária da habilidade de continuar gerando conteúdo, geralmente por falta de inspiração ou criatividade. E por mais assustador que pareça ser, é possível superá-lo, quer saber como? Vamos lá!

1) Crie o hábito de escrever

Eu já falei sobre isso na dicas que dei sobre como escrever um romance e repito aqui porque acho que foi o método mais útil para mim. Escreva todos os dias, nem que seja uma frase, um parágrafo, enfim. Mas nunca se afaste do seu projeto por completo, esteja sempre por dentro do tema, elaborando as cenas seguintes, formulando a personalidade dos seus personagens, as músicas que te inspiram... São tantas coisas para fazer que com certeza você irá se manter ocupado com ele e pensando nele ainda que não consiga colocar algo que considere bom no papel. 

2) Tente não ser tão criterioso no início

Afinal, você passou dias, meses, talvez anos sem escrever e quer se cobrar algo extremamente bom logo de cara? Pense que ainda terão inúmeras etapas para avaliar seu projeto e lapidá-lo, mas no início você só precisa incentivar o cérebro a ser criativo para que ele se adeque a velha rotina de escrita. 

3) Tenha um bloco de anotações

Vale o do celular, uma agenda, o braço (tudo bem, talvez seja melhor no papel) mas não descarte uma ideia, você pode considerá-la boba de início mas no futuro transformar em um livro genial. 

4) Leia 

Qualquer gênero é válido quando se está com bloqueio criativo. Mas caso você tenha em mente um projeto específico pode ler sinônimos dele. O importante é manter a mente ocupada. 

5) Converse sobre seu livro

Muitas vezes aquele problema que você não consegue solucionar no livro e que barrou sua criatividade um amigo, sua mãe ou seus irmãos podem encontrar a saída facilmente. Ás vezes estamos tão pressionados com a história que não conseguimos pensar fora do quadrado e isso limita nossa imaginação, por isso, não ter medo de pedir ajuda é essencial.

É isso pessoal. Lembrando que essas dicas estão sendo úteis para mim, não formulei elas com base em nenhuma teoria científica tudo bem? Espero que tenham gostado e que de alguma forma sejam úteis para vocês. Até a próxima

Este

You Might Also Like

1 comentários

Tecnologia do Blogger.